FLS 2021

Parceria entre Fenac e a Secretaria de Desenvolvimento Social transforma catadores de resíduos em educadores ambientais

Ação conscientiza visitantes da feira

Parceria entre Fenac e a Secretaria de Desenvolvimento Social transforma catadores de resíduos em educadores ambientais


Sustentabilidade e a conscientização no descarte dos resíduos são palavras empregadas nessa época em que a sociedade destaca a importância da preservação do Meio Ambiente. Dentro desse contexto e transformando essas palavras em ação, a direção da Fenac, em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo, desenvolveu uma forma de introduzir os catadores de resíduos do município nas feiras realizadas periodicamente nos pavilhões. 

A medida foi experimentada na última Fimec, realizada em março deste ano, e está seguindo na Feira da Loucura por Sapatos que se estende até o próximo domingo, 16. Equipes identificadas ligadas a duas associações de catadores, as cooperativas Colabore e a Univale, estão com a função de, além de separar o lixo seco produzido pelo público na feira, orientar a população no descarte correto dos resíduos secos e orgânicos. O coordenador da Cooperativa Univale, Júlio César Ramos, destaca o papel de propagar a conscientização para a população. “O contato com o público é de extrema importância. Esta proximidade nos proporciona a possibilidade de orientá-los nas feiras”, afirmou.

Valorização profissional e aumento da autoestima dos profissionais

Para o melhor entendimento do público, as lixeiras na praça de alimentação dos pavilhões foram colocadas com avisos de resíduos orgânicos (úmidos) e resíduos recicláveis (secos). Para o Diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, a nova forma empregada impulsionou uma conscientização no descarte correto e também aumentou a autoestima dos profissionais envolvidos. “É um processo que dinamizou e qualificou a forma de coleta na feira. O resultado desta ação foi que um volume maior de resíduos está sendo direcionado diretamente para a reciclagem, assim gerando mais resíduos limpos, beneficiando o meio ambiente”, declarou.

A Secretária de Desenvolvimento Social do município, Flávia Petry, destaca a parceria como uma ação estratégica junto aos catadores. “A ideia foi dar uma praticidade para a reciclagem, promovendo os catadores ao status de educadores ambientais, dando protagonismo e autonomia ao cidadão trabalhador. Anteriormente, os profissionais trabalhavam do lado externo dos pavilhões, quando recebiam os resíduos totalmente misturados, dificultando a separação”, explicou. 


14 de Abril de 2017

Mais notícias

Fenac adia Feira da Loucura por Sapatos e Festival ...

A decisão foi tomada para permitir a continuidade da vacinação de segunda dose contra COVID-19.

Continue Lendo

SEBRAE/RS apresenta o Projeto Conexões

Foram apresentadas as possibilidades e políticas de apoio do Sebrae/RS nas feiras da Fenac

Continue Lendo

Apresentação Projeto Conexões Sebrae/RS para Ex ...

Continue Lendo
Ver todas as notícias

© 2021 Loucura por Sapatos - Todos direitos reservados

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo